Boa tarde ! Hoje Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Notícias

Comprar um imóvel em Balneário Camboriú e Itajaí o que devo saber?

Postada em 21/04/2021 às 17:05:49
Comprar um imóvel em Balneário Camboriú e Itajaí o que devo saber?
Comprar um imóvel em Balneário Camboriú e Itajaí o que devo saber?

Comprar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Por ser grande passo, é comum surgirem inúmeras dúvidas sobre como escolher o imóvel ideal. Para que você tenha a segurança e a certeza de que estará fazendo um investimento correto, nada melhor do que sanar todas as dúvidas e esclarecer tudo com o seu corretor de imóveis.

Quando contamos com uma imobiliária para comprar o nosso tão sonhado imóvel, é o corretor de imóveis quem vai nos auxiliar durante todo o processo para que possamos encontrar o lugar ideal. Com a ajuda deste profissional, tudo fica muito mais fácil e mais seguro.

E se você já está há tempos namorando aquele apartamento à venda em Balneário e região, mas ainda restam dúvidas se vai fazer realmente a escolha certa, esse é o momento de você consultar o seu corretor e retirar dele todas as informações possíveis sobre o imóvel desejado.
Para ajudar sobre quais questões devem ser levantadas antes de comprar uma casa ou apartamento, nós listamos as 20 principais perguntas para fazer ao seu corretor de imóveis:

1. Quais são as formas de pagamento disponíveis?
Veja com o seu corretor quais são as formas de pagamento disponíveis para o imóvel que deseja adquirir, se à vista, por financiamento imobiliário ou até mesmo dação (quando você utiliza o seu imóvel usado como parte do pagamento na compra de um outro). Essa questão é muito importante para você fechar o melhor negócio de acordo com as suas condições.

2. Existe a possibilidade de negociar o valor do imóvel?
Ao escolher a melhor forma de pagamento com o seu corretor, confira também se há a possibilidade de negociar o valor do imóvel, como descontos para compra à vista, a possibilidade de fazer uma proposta ao vendedor, etc.

3. A infraestrutura local vai atender às minhas necessidades?
Pergunte quanto à infraestrutura disponível na região e se ela vai atender a todas as suas necessidades diárias. Isso inclui saber se onde você quer morar ficará próximo de serviços e comércios locais, tais como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, academias e lavanderias. Se você tiver filhos, verifique também a proximidade com escolas e espaços de lazer voltados aos pequenos.

4. O imóvel é adequado à minha família?
Se você está procurando um imóvel para você e sua família morarem, é importante questionar também se a casa ou o apartamento possui estrutura adequada para todos, seja no próprio imóvel ou na sua estrutura. Assim, o corretor deve informar se o espaço oferece comodidade aos moradores, se as áreas comuns proporcionam momentos de lazer para toda a família e se a localização do imóvel fica próxima de escolas, parques, centros esportivos e clubes, por exemplo.

5. Como é a vizinhança do lugar?
Identifique com o seu corretor como é a vizinhança do lugar que você pretende morar. Isso independe de morar em casa ou apartamento. É importante que você saiba informações como o estilo de vida, perfil e faixa etária média de quem vive naquela região. Assim, você fica sabendo se os moradores assemelham-se ao seu perfil.

6. Como são oferecidos os serviços públicos da região?
Serviços públicos como iluminação, transporte público, segurança, pavimentação, coleta seletiva de lixo, arborização e urbanismo são fatores que podem também ser verificados junto ao seu corretor antes de fechar negócio.

7. A região conta com áreas de lazer?
Pergunte ao seu corretor se o imóvel fica localizado próximo a espaços que possibilitem lazer e bem-estar a toda família, tais como praças, parques, clubes e centros esportivos.

8. Qual o valor do condomínio?
Se aquele imóvel que você está namorando se trata de um apartamento, não esqueça de perguntar qual será o valor médio do condomínio, justamente para avaliar se este custo adicional caberá no seu bolso.

9. Quais outras taxas deverei pagar além do condomínio?
Além do valor do condomínio, lembre-se também que se você deseja comprar um apartamento deverá arcar com algumas despesas extras periodicamente. Verifique com o corretor se no imóvel estará incluso taxas como rateio de água, gás ou serviços compartilhados, por exemplo. Não esqueça também do valor do IPTU e, ao comprar o imóvel, das taxas para transferência do imóvel ao seu nome (ITBI, registro de imóveis, emolumentos).

10. Quantas vagas de garagem poderei ter?
Não deixe de perguntar o número de vagas de garagem que o imóvel oferece, bem como se as mesmas são fechadas, abertas, rotativas ou escrituradas. Verifique ainda o tamanho das vagas para se certificar de que o espaço é adequado para o seu veículo.

11. A estrutura do condomínio conta com espaços de lazer?
Existem muitos condomínios que oferecem hoje uma completa infraestrutura de lazer, com piscinas, área gourmet, salão de festas, espaço pet, entre outros. Se você quer morar em um apartamento e deseja ter acesso a esses espaços sociais, pergunte ao seu corretor sobre toda a estrutura do lugar.

12. Como é a segurança da região?
Pergunte sobre a segurança da região ao corretor e moradores. Descubra se o imóvel fica localizado em um bairro bem iluminado e bem assistido pelo policiamento.

13. Qual a posição solar do imóvel?
Pergunte ao seu corretor se o imóvel que você quer comprar está orientado de forma direta ou contrária à posição solar. Um imóvel com boa incidência solar é fundamental para aproveitar a luz natural e proporcionar um melhor conforto térmico. Além de refrescar o ambiente e ajudar a economizar energia, um imóvel com boa incidência solar e boa ventilação não apresenta problemas com umidade ou mofo, por exemplo. Mas não esqueça: imóveis com boa posição solar costumam ter um preço mais elevado que os demais.

14. Qual é a perspectiva de valorização do imóvel?
Se você tem interesse em investir ou vender o imóvel posteriormente, não deixe de questionar o seu corretor quanto à perspectiva de crescimento da região e o potencial de valorização do imóvel. Localização, espaço disponível e tempo de construção do imóvel são fatores determinantes.

15. Quais são os documentos necessários para comprar o imóvel?
Solicite ao corretor de imóveis toda a documentação que será exigida para a compra do seu imóvel. Esta é uma questão importante que precisa ser levantada antes de fechar negócio para providenciar os documentos com antecedência e evitar possíveis transtornos.

16. O imóvel precisará de reformas?
Veja se o imóvel vai necessitar de reformas antes de fechar negócio. Questione sobre a estrutura hidráulica e elétrica da casa ou apartamento. Verifique, por exemplo, se há tomadas suficientes para os eletrodomésticos que você possui. Muitas vezes, uma casa ou um apartamento precisa ser reformado quase que por completo e você terá que arcar com mais despesas.

17. Vou poder reformar o imóvel?
Se você busca um apartamento para morar, lembre-se também que esse tipo de imóvel pode ter algumas limitações ou proibições quanto a reformas estruturais. Imagine, por exemplo, descobrir na hora da reforma que há um pilar ou canos que passam justamente na parede que você pretendia derrubar. Por isso, pergunte ao seu corretor o que você poderá modificar ou não o apartamento.

18. Qual a idade do imóvel?
Se aquele imóvel que você está namorando não é novo, descubra se ele já passou por reformas de manutenção ou por muitos moradores para evitar transtornos com relação à estrutura física antiga.

19. Como é o trânsito da região?
Pergunte se o imóvel não fica muito próximo de avenidas, se o trânsito da região não é muito movimentado ou se tem muito barulho de carros durante a noite. Verifique também a facilidade de acesso à região, se há opção de transporte público, opções alternativas de vias.

20. Qual o perfil do bairro em que o imóvel está localizado?
Descubra se o bairro onde o imóvel está localizado tem perfil mais residencial ou comercial. Bairros com maior concentração de imóveis residenciais costumam oferecer aos seus moradores mais tranquilidade e qualidade de vida.

Dessa forma, você se sentirá muito mais seguro e certo de que estará fazendo um ótimo negócio. Anote todas elas e não deixe de usá-las para quando for comprar o seu imóvel. Tendo-as em mãos, o seu corretor vai te ajudar a fazer a melhor escolha e esclarecer todas as dúvidas sobre aquele imóvel que você está namorando.

Sempre que precisar, conte com a Ana Fontoura imóveis para auxiliar você na compra do seu lar! Entre em contato conosco. Temos os melhores profissionais do mercado, dispostos a te ajudar do início ao fim na busca pela casa ou apartamento ideal para você morar!

 

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

WhatsApp